Dia 18 de outubro, alunos e professores dos Agrupamentos de Escolas Marinha Grande Nascente e Poente percorreram 240 km, em autocarro, com um objetivo comum: marcar presença na Festa das Bandeiras Verdes, em Guimarães, uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade pelo papel crucial que teve na formação de Portugal.

De manhã, o grupo de alunos participantes, do 5º ano ao 12º ano, teve a oportunidade de visitar a eco-mostra, composta por trabalhos de alunos de muitas escolas do país, assim como de outros dinamizadores, na área do ambiente sustentável. De tarde, os participantes assistiram a diversos momentos musicais e de dança, tendo os mesmos, sempre, como pano de fundo, a preocupação sentida quanto à sustentabilidade do nosso planeta. Aproximou-se o momento alto da cerimónia, a entrega das Bandeiras Verdes, às 1564 escolas galardoadas este ano, pelo trabalho desenvolvido na área do Ambiente e reconhecido pela ABAE. Foi um momento de esfuziante alegria em todo o pavilhão tendo em conta a quantidade de bandeiras desdobradas e sustentadas pelos participantes de cada escola.

Em breve, a Bandeira Verde, símbolo de Educação Ambiental e de desenvolvimento sustentável, será hasteada em todas as Eco-Escolas do país.