DSCN5101

Na rota dos Resíduos

    No dia 20 de fevereiro, no âmbito do Programa Eco-Escolas, da Educação Ambiental e da disciplina de Ciências Naturais, teve lugar a atividade Coastwatch realizada anualmente numa área da nossa costa pela eco-turma 8º E.

    A atividade está integrada num projeto europeu promovido, no nosso país, pelo Geota e que consiste na caraterização da faixa costeira em troços de 500 metros sendo que este ano o projeto está subordinado ao tema “Deixa a tua praia respirar”.

    Já no areal, os alunos divididos em três grupos procederam à monitorização da costa desde a Praia da Concha até às Pedras Negras fazendo o levantamento/registo dos resíduos encontrados, dos animais vivos ou mortos, com ou sem alcatrão, das plantas dunares e/ou invasoras, da erosão costeira, assim como da pressão antrópica.

    A eco-turma, acompanhada pela coordenadora Eco-Escolas e dois professores de Ciências Naturais, procedeu também aos registos fotográficos, entre os mais relevantes a quantidade e a diversidade de lixo encontrada como os nefastos plásticos de todas as cores e feitios, material médico, isqueiros, garrafas de vidro e plástico, diversos aparelhos de pesca, os tão publicitados e perigosos microplásticos, entre outros. Quase no final da atividade, perto das Pedras Negras, cerca das 14 horas, o primeiro alerta para a GNR era dado, pois um golfinho em estado de decomposição não muito avançado encontrava-se no areal trazido possivelmente pela maré cheia. Logo após este encontro inesperado, mais um alerta era dado para a GNR de S. Pedro de Moel: o grupo encontrou um engenho explosivo contendo fósforo, com alto teor de perigosidade, o qual foi detonado ao início da noite.

   Para minimizar este cenário desastroso de poluição no areal, os alunos do 7º e 8º ano vão participar em mais uma campanha de limpeza da Praia Velha subordinado ao tema “Vamos limpar o mar” que terá lugar no dia 20 de abril a fim de comemorar o Dia da Terra e o Dia Eco-Escolas.

 

Anúncios