DSCN4335

No âmbito do Programa Eco-Escolas e da Educação Ambiental para professores e funcionários, realizou-se no passado dia 10 de junho, um passeio até à cidade nortenha Peso da Régua, última atividade do Plano de Ação da escola, no que concerne a área ambiental.

Bem cedo e rumando até àquelas paragens transmontanas, o grupo foi recebido numa quinta vinícola, junto ao Miradouro de S. Leonardo da Galafura, pelos seus anfitriões, com uma extraordinária amabilidade e simpatia para não falar dos acepipes à disposição.

Já na margem esquerda do Douro e com uma vista privilegiada para a cidade, esperava um almoço rico em iguarias da zona. Entretanto, a cidade acolhia o grupo após um percurso pedestre pela ponte desativada, sobre o Rio com o objetivo de apanhar o comboio até ao Pinhão. Durante a viagem, sempre de braço dado com o rio, sobressaía, a cada passo, uma paisagem indescritível, um recanto de beleza natural, como se das águas cristalinas emergissem.

Findo o percurso Régua – Pinhão, seguiu-se um momento de convívio junto ao cais de embarque que mais tarde serviria para acolher o barco que levaria de regresso o grupo até à Régua. Nova viagem repleta de emoções por rio abaixo e que tanto inspirou o poeta Miguel Torga. Da Barragem de Bagaúste já se começava a vislumbrar uma das três pontes com o nome do poeta, em sua homenagem.

Sem dúvida, um dia inesquecível em que a beleza verdejante da paisagem recortada e serpenteada pelo Rio Douro, foram os pontos altos colidindo com um enriquecimento da consciência ecológica de todos e de cada um dos participantes.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Anúncios