DSCN1877
O frio era polar!

No dia 8 de abril, cerca de quarenta e cinco alunos das turmas F e G, do 8º ano, acompanhados por três professoras, incluindo a Coordenadora Eco-Escolas e um elemento da OIKOS, deslocaram-se a uma praia do concelho a fim de realizar a atividade Coastwatch que anualmente é levada a cabo por alunos da Escola Guilherme Stephens.

Esta campanha de monitorização do litoral, que é coordenada a nível nacional pelo Geota, tem como finalidade recolher dados no que concerne à biodiversidade, à zonação e erosão costeiras, aos resíduos de vária índole, à contaminação de solos e da água e à pressão antrópica (exercida pelos humanos) em troços de 500 metros. As informações recolhidas serão posteriormente introduzidas na base de dados daquela associação.

Apesar do vento gélido que se fazia sentir, os três grupos de alunos distribuídos pela zona supratidal, intertidal e beira-mar procederam ao preenchimento de questionários. Do extenso areal percorrido, desde as Pedras Negras até sul da Praia Velha, há a salientar inúmeros aparelhos de pesca, variadíssimas embalagens de plástico, assim como pedaços e troncos de madeira com alguma envergadura espalhados pela praia e também na margem norte do Ribeiro de S. Pedro. Procedeu-se também à análise deste curso de água corrente, que atravessa a floresta, através de um teste próprio para o efeito e o resultado obtido não foi dos melhores, visto que o nitrato está presente no ribeiro que sabemos tão importante para a sobrevivência de inúmeras espécies, quer animais quer vegetais e que poderá eventualmente constituir uma ameaça para a biodiversidade existente.

Com esta ação de caráter ambiental pretendeu-se sensibilizar os participantes, em particular a faixa etária mais jovem mas também os professores, para a proteção do ambiente litoral e, consequentemente, alertar para os problemas de comportamento. Educar para uma melhoria qualitativa do exercício da cidadania ativa formando cidadãos mais preocupados e conscientes quanto à preservação e conservação do planeta é um dos objetivos fundamentais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios