DSCF4383

No âmbito do Programa Eco-Escolas e na sequência da saída de campo “À descoberta de cogumelos” realizou-se, na Escola Guilherme Stephens no dia 16 de dezembro, um workshop sobre cogumelos cujos participantes foram alunos do 8º ano e alunos do Clube do Ambiente e professores.

Esta aula diferente teve como objetivos transmitir conhecimentos científicos / curiosidades sobre cogumelos em geral e, particularmente, sobre aqueles que foram encontrados e fotografados aquando da saída de campo à Ponte Nova. Primeiramente, vimos um documentário e um powerpoint e, seguidamente, à medida que as nossas fotografias iam sendo projetadas no quadro, o formador procedia à sua identificação.

Ficámos a saber que os cogumelos são constituídos pelo chapéu, pelo anel, pela volva, pelo pé e pelo micélio; que só 4% dos cogumelos existentes são comestíveis e por curiosidade há mais de 4 mil espécies comestíveis no mundo. Na nossa região só existem duas ou três espécies comestíveis, por isso é muito importante observar, analisar mas não tocar com as mãos.

Relativamente ao seu cultivo, também ficámos a saber como se procede e que o mesmo traz vantagens para a economia não produzindo impacto negativo para o ambiente. Trata-se de um alimento saudável e benéfico para a saúde pois contêm vitaminas, proteínas, fósforo e alto teor em ácido fólico para além de prevenir algumas doenças.

Ainda na sala de aula, houve lugar para o esclarecimento de dúvidas. Finalmente, o grupo acompanhado pelo formador, percorreu o recinto escolar à procura dos fungos. Para nosso espanto, encontrámos vários entre os quais uma espécie desconhecida para o formador. Fotografámos para posteriormente pesquisarmos o seu nome científico. Ou será que se trata de uma estirpe nova? Daremos notícias em breve.

 

Elaborado por Kristina Shiktorova

Anúncios